Imagem: raker/Shutterstock
Agendamentos, cobranças, prontuários eletrônicos, pagamentos e emissão de documentos: a gestão de um consultório ou clínica médica envolve uma infinidade de tarefas administrativas que podem consumir tempo e gerar ineficiência, atrapalhando o foco principal da atuação, que é cuidar do paciente.
Foi para ajudar nesse desafio que surgiu a Tivita, startup brasileira que automatiza 90% dessas atividades em mais de 500 clínicas e consultórios de todas as regiões do país.
O Brasil tem um dos maiores mercados de saúde privada do mundo. E a grande quantidade de convênios médicos é um dos entraves para uma gestão financeira eficiente das clínicas no país.
Pensando nisso, a Tivita desenvolveu uma plataforma que, entre suas funcionalidades, consegue reduzir processos manuais e garantir mais agilidade para os profissionais da saúde.
Entre as funções da plataforma estão: a confirmação automática das consultas, a emissão de notas fiscais e recibos, a conciliação bancária e a gestão financeira em si. Recentemente, a startup ainda anunciou a antecipação do pagamento de honorários médicos em até 24 horas.
Leia mais:
Claudio Franco, CEO e cofundador da Tivita, explica que a ideia de criar a empresa surgiu da necessidade de modernizar o setor.
“A grande maioria dos processos internos de um consultório, ainda era via Excel, tomando nota, e manualmente. Não havia nenhuma empresa reinventando como as coisas eram feitas no setor, que estivesse aplicando tecnologias novas e disponíveis no mercado. Surgimos com esse objetivo”, disse Claudio.
No último ano, a Tivita mais que triplicou sua base de clientes, crescendo de 120 para 500 consultórios e clínicas atendidos. A startup também processou mais de R$ 25 milhões em pagamentos. A empresa agora se prepara para multiplicar sua atuação por dez vezes até o fim de 2025.
A plataforma da Tivita atua em três pilares principais em sua proposta de automação.
Esta post foi modificado pela última vez em 4 de março de 2025 08:38