Confira os destaques do Olhar Digital News desta segunda-feira (24):
Pesquisadores brasileiros podem ter dado um importante passo rumo ao futuro dos carros elétricos. Um estudo do Centro de Inovação em Novas Energias analisou uma tecnologia chamada “célula a combustível de óxidos sólidos suportada em metais”. A proposta é usar biocombustíveis, como etanol, para gerar hidrogênio e alimentar o motor elétrico dos veículos.
Cientistas acreditavam que superar a marca de 1,5ºC de aquecimento médio no planeta em relação aos níveis pré-industriais não necessariamente significaria quebrar o Acordo de Paris. Em 2024, por exemplo, a alta foi de 1,6ºC.
Porém, um novo estudo aponta que o cenário registrado no ano passado é um sinal de alerta do que está por vir: as próximas duas décadas devem ser parecidas ou até mais quentes, o que significa que as metas climáticas não serão alcançadas. Em outras palavras, não conseguiremos mais voltar abaixo desse nível.
As mudanças climáticas tornarão algumas partes da Terra quentes demais para serem habitadas. Um estudo do King’s College London, no Reino Unido, revelou que a área afetada pode ser muito maior do que imaginava, com 6% do território do planeta se tornando extremamente hostil à vida humana nas próximas décadas. Isso representa uma área maior do que a do Brasil.
Em outubro de 2022, Elon Musk adquiriu o Twitter por US$ 44 bilhões, um valor que parecia excessivo. Desde então, a plataforma, agora chamada X, passou por uma série de mudanças drásticas, que resultaram em turbulências e prejuízos.
Agora, relatos indicam que a empresa está em discussões para levantar fundos, com uma avaliação que possivelmente alcançará os mesmos US$ 44 bilhões pagos por Musk.
A empresa privada AstroForge se prepara para lançar a missão Odin e colocar o primeiro módulo de mineração em um asteroide. Como a mineração e as missões espaciais são dois ramos caros e complicados, a companhia pode se tornar pioneira e, futuramente, obter minerais e metais que são escassos na Terra.
O Olhar Digital News vai ao ar de segunda a sexta-feira nas nossas redes sociais!
Esta post foi modificado pela última vez em 24 de fevereiro de 2025 20:58