Imagem: Reprodução/EngineAI
Ver humanoides dando mortais para trás já não é nenhuma novidade dentro do universo da Robótica. O que os cientistas fizeram, então? Ensinaram suas máquinas a dar o mortal para frente, claro!
Brincadeiras à parte, foi isso mesmo o que fez a startup chinesa EngineAI. A empresa, que também atende pelo nome de Zhongqing Robotics, acaba de anunciar que o seu modelo PM01 é o primeiro robô a conseguir fazer essa manobra.
Leia mais
Pode parecer uma besteira, mas faz todo sentido. Pergunte a qualquer ginasta ou adolescente que está aprendendo a dar mortais. O para a frente é mais difícil por uma série de fatores.
Foi assim também para os robôs: tanto que o primeiro mortal para trás ocorreu em 2017, pelo Atlas, da Boston Dynamics. Estamos agora em 2025, ou seja, se passaram quase 8 anos até o rompimento dessa barreira.
A startup é bem nova, com fundação em outubro de 2023. Trata-se de uma empresa especializada em robôs inteligentes gerais e soluções de cenários industriais, incluindo humanoides e outros produtos relacionados a P&D – ou seja, pesquisa e desenvolvimento.
De acordo com o site oficial da companhia, os produtos da empresa se enquadram em vários cenários, como educação em pesquisa científica, fabricação industrial, serviços comerciais e uso doméstico.
A ideia da EngineAi é que seus robôs sejam comercializados em todo o mundo. Como já dissemos, o preço ajuda bastante. Os US$ 13.700 são bem mais baratos do que os US$ 74.500 do Atlas, das Boston Dynamics, sobre o qual falamos também acima.
As informações são do New Atlas.
Esta post foi modificado pela última vez em 26 de fevereiro de 2025 20:50