(Imagem: IB Photography/Shutterstock)
A Microsoft iniciou testes de uma versão gratuita do seu popular pacote Office para Windows, agora introduzindo uma opção que inclui anúncios.
A iniciativa visa ampliar o acesso às ferramentas Word, Excel e PowerPoint e marca uma mudança significativa na estratégia da empresa, que tradicionalmente oferece a versão completa do Office mediante assinatura do Microsoft 365.
A versão experimental do Office, flagrada inicialmente na Índia, exibe anúncios em banners laterais e reproduz vídeos promocionais curtos em intervalos regulares (Via: Beebom).
Além da inserção de publicidade, a Microsoft implementou restrições de funcionalidade, limitando o acesso a recursos avançados como ferramentas de desenho e design no Word, complementos e tabelas dinâmicas no Excel, e apresentações de slides personalizadas no PowerPoint.
Outra particularidade desta versão gratuita é a obrigatoriedade de armazenamento de documentos no OneDrive, o serviço de nuvem da Microsoft, com a opção de salvar arquivos localmente desabilitada.
A Microsoft afirma que os testes são limitados e que não há planos concretos para o lançamento global do Office com anúncios. Entretanto, a adaptação dos aplicativos para integrar publicidade sugere a possibilidade de expansão para outros mercados.
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A estratégia reflete uma tendência crescente de empresas de software em explorar modelos de negócios baseados em publicidade, buscando equilibrar a oferta de serviços gratuitos com a geração de receita.
A empresa também está testando a integração de recursos de inteligência artificial no Microsoft 365, com planos de implementação global e possíveis ajustes de preços. A versão gratuita do Office se junta à versão web já existente.
Esta post foi modificado pela última vez em 25 de fevereiro de 2025 20:54