Imagem: Cris Faga/Shutterstock
Após um longo período de calor extremo que assola o Brasil desde o final de fevereiro, uma nova frente fria avança pelo país, trazendo alívio e marcando o fim das altas temperaturas.
Segundo o Climatempo, o sistema terá impacto mais significativo nas regiões Sul e Sudeste, com previsão de queda nas temperaturas e aumento nas chances de chuva.
A frente fria avança ao longo do final de semana em direção ao Sudeste, chegando à região na segunda-feira (10). A chegada do sistema climático é acompanhada de chuva, aumentando o risco de temporais devido ao contraste térmico entre a massa de ar quente que predominava no Brasil e o ar frio que avança do sul.
Esse choque térmico favorece a formação de nuvens carregadas, com potencial para rajadas de vento e trovoadas.
Enquanto o Sul do país experimenta uma queda mais expressiva nas temperaturas, com máximas que podem diminuir até 6°C em relação aos últimos dias, o impacto em outras regiões será variável. Em Santa Catarina e no Paraná, a redução nas máximas diurnas será moderada, entre 3°C e 5°C.
Já no Sudeste, incluindo São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, o impacto será menor, com variações de temperatura pouco significativas.
O Rio Grande do Sul, um dos estados mais castigados pelo calor intenso, será primeiro a sentir os efeitos da frente fria. No domingo (09), as temperaturas máximas em cidades não ultrapassaram os 28°C em algumas cidades – um contraste com os dias anteriores, quando os termômetros ultrapassaram os 40°C.
Além da queda nas máximas, as madrugadas também se tornaram mais frias, com mínimas abaixo de 15°C.
Leia mais:
Esta post foi modificado pela última vez em 6 de março de 2025 12:10