Imagem: Supamotionstock.com/Shutterstock
Pesquisadores da Universidade de Swansea (Inglaterra) estão conduzindo estudo focado em como os níveis de lactato, substância gerada pelo corpo durante exercícios físicos intensos, podem ser previstos com base na proporção entre os comprimentos dos dedos indicador e anelar (2D:4D) de jogadoras de futebol profissional.
Os resultados estão publicados na revista Early Human Development. No ano passado, foi publicado na mesma revista o estudo sobre jogadores do futebol masculino.
O lactato é liberado na corrente sanguínea durante atividades de alta intensidade e, em níveis elevados, pode indicar que o corpo está em um estado de estresse.
Leia mais:
Esses achados têm implicações significativas não apenas para o futebol, mas também para outras modalidades esportivas, como a corrida de longa distância.
Além disso, a pesquisa pode ser relevante em ambientes clínicos, já que altos níveis de lactato são frequentemente observados em condições médicas graves, como após um ataque cardíaco.
O trabalho do professor Manning, pioneiro no estudo da relação entre a proporção de dedos e vários aspectos da saúde, também está explorando outras conexões, como a influência dos dedos no consumo de oxigênio e nos hábitos de consumo de álcool das pessoas.
Esta post foi modificado pela última vez em 1 de abril de 2025 10:34