Imagem: Withan Tor/Shutterstock
O Sistema Solar nem sempre esteve no mesmo local. Segundo um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Viena, na Áustria, ele teria feito uma grande ‘viagem’ há cerca de 14 milhões de anos.
Esta movimentação, prosseguem os cientistas, pode ter comprimido a bolha protetora que cerca o Sistema Solar, aumentando o fluxo de poeira interestelar. Este cenário, por fim, teria influenciado o clima na Terra.
Leia mais
Ainda de acordo com os cientistas, os planetas vizinhos atravessaram os locais onde aglomerados estelares conhecidos da região de Órion estavam se formando. Este encontro galáctico pode ter levado mais poeira à atmosfera da Terra, o que talvez tenha deixado vestígios de elementos radioativos de supernovas passadas.
O trabalho destaca que o mais provável é que a passagem do Sistema Solar pela região ocorreu entre 14,8 e 12,4 milhões de anos atrás. Isso significa que todo este processo teria coincidido com a chamada Transição climática do Mioceno Médio, quando o clima da Terra deixou de ser tão quente e ficou mais ameno, o que levou ao estabelecimento da camada embrionária de gelo da Antártida.
Apesar de sugerirem uma relação entre os fenômenos, a equipe observa que são necessários mais estudos para confirmar esta hipótese. De qualquer forma, essa possiblidade pode ajudar a compreender melhor como era a Terra no passado.
Esta post foi modificado pela última vez em 12 de março de 2025 21:02