Imagem: gguy/Shutterstock
Nas últimas três semanas, desde que a Nasdaq, bolsa de valores dos Estados Unidos, atingiu sua máxima do ano, as sete empresas de tecnologia mais valiosas do país têm despencado. Chamadas de as “Sete Magníficas”, elas perderam um total de US$ 2,7 trilhões (mais de R$ 15 trilhões) em valor de mercado.
O resultado é reflexo das incertezas do mercado como um todo. Os investidores temem a imprevisibilidade do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que tem arrastado o mundo para uma nova guerra comercial.
Após a eleição de Trump, em novembro do ano passado, o mercado saltou com as perspectivas de diminuição da regulamentação e políticas fiscais favoráveis. A Nasdaq, por exemplo, atingiu uma valorização recorde em 16 de dezembro.
Desde então, no entanto, o movimento tem sido de queda. A combinação de uma potencial guerra comercial e aumento do desemprego é uma notícia particularmente preocupante para os gastos do consumidor e das empresas e levantou temores de uma recessão. Além disso, muitas empresas de tecnologia importam peças-chave do exterior e contam com parceiros comerciais para a fabricação.
Segundo analistas, os investidores precisarão de notícias que melhorem as perspectivas de crescimento econômico antes de decidirem colocar novos recursos nas empresas, especialmente as do setor de tecnologia.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 17 de março de 2025 20:55