Marisa Silva 17 de marco de 2025
Veja os destaques do Olhar Digital News desta segunda-feira (17):
O aumento das temperaturas do planeta já causa efeitos claros no Ártico. A região vem aquecendo cerca de quatro vezes mais rápido do que a média global, o que pode deixá-la sem gelo em um futuro próximo. Prova disso é que, em fevereiro deste ano, partes do Ártico registraram temperaturas de até 20ºC acima do normal, com o menor nível de gelo marinho já visto no período.
Atravessar o mar em poucos minutos, sem enfrentar trânsito ou esperar horas na fila de uma balsa. Na Europa, um projeto colossal está ganhando forma para isso: o Cinturão de Fehmarn. Com 18 quilômetros de extensão, esse será um dos maiores túneis submersos do mundo, conectando Dinamarca e Alemanha.
E se o Universo não fosse tão “infinito” quanto imaginamos? E se, na verdade, estivermos dentro de um buraco negro?
Essa teoria surge com a ajuda do Telescópio Espacial James Webb, que investiga a fundo galáxias distantes. Cientistas observaram que cerca de dois terços das galáxias analisadas giram na mesma direção, no sentido horário, enquanto o restante segue o oposto. Esse padrão sugere algo inesperado: talvez nosso Universo tenha nascido girando e pode fazer parte um buraco negro, dentro de um universo bem maior.
Ter o motor mais potente e o ronco mais imponente já não é o grande foco das montadoras. Agora, elas buscam alternativas para não ficar para trás em um mercado tão competitivo, com a China assumindo a dianteira.
Um anúncio recente da Ford visa o futuro: a empresa anunciou a contratação de um ex-executivo da Twitch, PlayStation e Lululemon, Mike Aragon. Ele vai liderar o negócio de serviços digitais da montadora e será “responsável por construir e comercializar um conjunto de serviços e experiências”.
O Banco Central informou que dados vinculados a mais de 25 mil chaves Pix foram vazados. As informações que vazaram não são sensíveis. Ou seja, não incluem senhas, saldos ou detalhes sobre movimentações financeiras, nem permitem acesso direto às contas ou a realização de transações bancárias.
O vazamento ocorreu por “falhas pontuais” envolvendo a QI Sociedade de Crédito Direto. Já as informações divulgadas indevidamente são de natureza cadastral: nome do usuário, banco e tipo da conta, agência e CPF parcialmente mascarado.
O Olhar Digital News vai ao ar de segunda a sexta-feira nas nossas redes sociais!
Esta post foi modificado pela última vez em 17 de março de 2025 21:03