Asteroide descoberto em dezembro de 2024 teria chance de colidir com a Terra em 2032? Crédito: Angel_nt - istockPhoto
A NASA acaba de divulgar uma boa notícia. De acordo com a agência espacial dos Estados Unidos, a chance do asteroide 2024 YR4 se chocar com a Terra, que já foi de 3,1% há poucos meses, hoje é quase zero.
Com um tamanho estimado de 55 metros (altura do Castelo da Cinderela, no Walt Disney World Flórida, em Orlando, nos EUA – o equivalente a um prédio de 18 andares), a rocha tem potencial destrutivo suficiente para arrasar uma cidade caso viesse a se chocar contra o planeta.
Leia mais
O monitoramento do asteroide 2024 YR4 está cada vez mais difícil. De acordo com o guia de observação astronômica EarthSky.org, o brilho do objeto é fraco e está reduzindo cada vez mais. No momento, a rocha está a cerca de 80 milhões de quilômetros de distância, viajando pelo espaço a quase 48 mil km/h.
Caso colidisse com a Terra, o objeto explodiria ao atravessar a atmosfera, liberando cerca de 8 megatons de energia – mais de 500 vezes a potência da bomba atômica de Hiroshima. Apesar de não ter força suficiente para causar um evento global, a destruição seria catastrófica para qualquer grande cidade atingida.
Esta post foi modificado pela última vez em 19 de março de 2025 21:28