Imagem: Poetra.RH/Shutterstock
O lançamento do DeepSeek, modelo de inteligência artificial (IA) desenvolvido na China, é, sem dúvidas, o principal acontecimento de 2025 no mundo da tecnologia. A repercussão gerada pela ferramenta tem sido gigantesca, com reflexos importantes já sendo sentidos no setor.
A novidade rapidamente foi adotada por diversas companhias chinesas, desde montadoras de veículos até empresas de eletrodomésticos. Com isso, milhões de usuários agora utilizam a IA nos mais diferentes produtos e serviços.
Atualmente, mais de 20 marcas de automóveis chinesas anunciaram planos para incorporar o DeepSeek. A Geely, segunda maior montadora do país em número de vendas, afirmou que a IA oferece uma resposta mais humana aos comandos dos motoristas e que pode entender até mesmo instruções vagas.
Ao mesmo tempo, os cinco maiores vendedores de smartphones da China também adotaram o chatbot. Um dos exemplos é a gigante Huawei. A empresa destacou que a ferramenta permite que os usuários escolham se desejam que suas solicitações sejam respondidas com “pensamento profundo automático” ou “respostas rápidas e curtas”.
A maior empresa de eletrodomésticos da China também participa deste movimento. A Midea lançou uma série de condicionadores de ar aprimorados com DeepSeek. O produto pode “captar seus pensamentos com precisão”, além de responder às expressões verbais dos usuários, ajustando automaticamente os níveis de temperatura e umidade.
Por fim, quase 100 hospitais em todo o território chinês farão uso da IA. As aplicações da tecnologia incluem suporte a processos de diagnóstico e tratamento, análise de imagens médicas, controle de qualidade de registros médicos e pesquisa sobre novos usos de medicamentos.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 17 de março de 2025 11:30