Foto do pôr do sol lunar feita pelo módulo Blue Ghost (Imagem: Firefly Aerospace/Reprodução)
Como você vem acompanhando no Olhar Digital, a empresa privada Firefly Aerospace pousou seu módulo Blue Ghost na Lua no início deste mês. A máquina foi desligada no início da noite lunar, mas, antes disso fez registros impressionantes da pôr do sol no satélite natural.
As imagens serão analisadas por especialistas e poderão ajudá-los a identificar o “brilho do horizonte” da Lua, um fenômeno que intriga a comunidade científica.
Com o Blue Ghost, a Firefly Aerospace se tornou a primeira empresa privada a pousar uma nave espacial na Lua. O módulo lunar chegou em Mons Latreille, uma formação vulcânica dentro da região de Mare Crisium, em 2 de março e fez registros impressionantes.
No dia 16, a noite lunar chegou e a nave foi desligada. Antes disso, tirou fotos do pôr do sol lunar.
Uma das imagens (esta que você vê abaixo) mostra o Sol logo acima do horizonte da Lua, dando a impressão de estar esverdada. Também é possível ver dois outros objetos no céu escuro. Segundo o site Science Alert, o clarão à esquerda da imagem é a Terra. Já o ponto branco à esquerda é Vênus.
Veja mais registros aqui:
Joel Kearns, parte da Diretoria de Missões Científicas da NASA, revelou que especialistas estão analisando todas as imagens. Eles estão em busca de algo específico: o “brilho do horizonte” da Lua.
Leia mais:
Kearns ainda explicou que os cientistas vão comparar os registros com outros equipamentos do módulo lunar, em busca de mais detalhes, como informações do campo eletromagnético e radiação. As descobertas poderão ajudar a refinar teorias já existentes sobre o mistério do “brilho do horizonte” da Lua.
Esta post foi modificado pela última vez em 20 de março de 2025 20:57