Imagem: Lancelot Dst/Centro Meteorológico Val de Loire
Uma grande espiral brilhante ficou visível no céu por vários minutos nesta semana, o que acabou gerando curiosidade e até medo. A forma semelhante a uma nuvem foi avistada sobre o Reino Unido e outros países da Europa
Após algumas análises de imagens do fenômeno, a agência britânica de meteorologia, Met Office, desvendou o mistério. De acordo com os meteorologistas, ele teria sido causado pelo lançamento de um foguete.
Leia mais
Os meteorologistas afirmam que o fenômeno provavelmente foi produzido por uma coluna de combustível congelada do escapamento do foguete. Ela teria refletido a luz do Sol, causando o efeito na atmosfera.
O Falcon 9 é um foguete reutilizável. Após o lançamento, a primeira parte dele leva a carga útil para o espaço. Enquanto ela retorna em direção à Terra, uma segunda parte do foguete continua levando o satélite para a órbita correta.
Uma vez liberada, esta segunda parte ejeta qualquer combustível restante, que congela instantaneamente devido à altitude e forma um padrão de espiral devido ao movimento do foguete conforme ele cai de volta à Terra. A luz é então refletida no combustível congelado, tornando o fenômeno visível em algumas partes do planeta.
Esta post foi modificado pela última vez em 1 de abril de 2025 10:16