Imagem: ANDRANIK HAKOBYAN/Shutterstock
Pesquisadores da Austrália e de Cingapura anunciaram uma descoberta que pode deixar a cura para a calvície mais próxima. Eles descobriram o mecanismo responsável pela interrupção do crescimento do cabelo.
Em um novo estudo, a equipe identificou que as células-tronco do folículo piloso (HFSCs) precisam de uma proteína específica para que o crescimento capilar ocorra. Quando os níveis desta substância estão reduzidos, no entanto, este processo falha.
Leia mais
Durante o trabalho, os pesquisadores demonstraram que o mau funcionamento do MCL-1 em camundongos causou a perda de pelos. A equipe ainda observou que os HFSCs ainda ficaram vivos por algum tempo, mas logo ficaram sobrecarregados e morreram.
Até agora, não se sabia que as células-tronco do folículo piloso eram tão frágeis e vulneráveis sem a proteção da proteína. O novo estudo, entretanto, abre novas possibilidades para proteger essas células e, por sua vez, prevenir a queda de cabelo.
De acordo com os pesquisadores, o “estudo avança na nossa compreensão de como a sobrevivência das células-tronco e a regeneração dos tecidos são orquestradas”. Isso pode ter implicações importantes no desenvolvimento de tratamentos mais eficazes contra a calvície.
Esta post foi modificado pela última vez em 27 de março de 2025 13:18