Imagem: Cambridge Archaeological Journal
Tumbas de pedra construídas há mais de cinco mil anos na Mesopotâmia revelam um comportamento comum na Idade do Bronze. No local, foram encontrados diversos esqueletos, indicando a realização de sacrifícios humanos.
No entanto, os pesquisadores não sabiam ao certo qual o objetivo desses rituais. Agora, um novo estudo revela informações que podem ajudar a ciência a desvendar os mistérios por trás destas cerimônias antigas.
“O fato de que eles são, em sua maioria, adolescentes é fascinante e surpreendente”, disse David Wengrow , professor de arqueologia comparativa na University College London, ao site Live Science. “Isso destaca o quão pouco os cientistas e historiadores realmente pensaram sobre a importância da adolescência como um estágio crucial no ciclo de vida humano”.
Em sociedades mais igualitárias, a liderança tende a ser conquistada com base em algum mérito, em vez de ser passada por herança. No entanto, fatores como idade e gênero também podem influenciar o status de um indivíduo.
Pessoas mais velhas, por exemplo, muitas vezes são valorizados por sua experiência e sabedoria acumulada, enquanto jovens, especialmente adolescentes, podem ser valorizados por suas capacidades físicas, como a habilidade na caça.
No caso de sepultamentos da Idade do Bronze encontrados na Turquia, os pesquisadores sugerem que esses adolescentes podem representar iniciados em um culto antigo ou então vítimas de conflitos e rivalidades entre comunidades.
Leia mais
Anteriormente, os pesquisadores pensavam que os enterros eram de jovens membros da realeza. Essa interpretação foi baseada na ideia de que as primeiras sociedades da Idade do Bronze evoluíram para estados com um rei no topo da hierarquia social.
Agora, há evidências arqueológicas de que os sistemas políticos do período eram mais flexíveis. As sociedades na Mesopotâmia poderiam ter alternado regularmente entre o governo hierárquico baseado no rei e uma organização social mais igualitária, onde as pessoas tomam decisões coletivamente.
No caso dos enterros da Idade do Bronze na Turquia, esse “conjunto de idades” de adolescentes pode representar um culto antigo. Outra alternativa é que elas tenha sido vítimas da violência entre grupos diferentes.
Esta post foi modificado pela última vez em 28 de março de 2025 16:31