Imagem: divulgação/RIKEN
A poluição causada pelos plásticos tem gerado um grave problema ambiental. Mas uma alternativa acaba de ser desenvolvida por pesquisadores japoneses do RIKEN. Eles criaram um produto que se dissolve rapidamente na água.
Além disso, este novo composto não deixa rastros de microplásticos. Ao invés disso, ele se decompõe em nitrogênio e fósforo, que são nutrientes úteis para plantas e micróbios, tornando o produto benéfico para o meio ambiente.
Depois de examinar uma variedade de moléculas, os pesquisadores identificaram uma combinação específica de hexametafosfato de sódio, que é um aditivo alimentar comum, e monômeros à base de íons guanidínio, que são usados em fertilizantes. Ao serem misturados em água, eles formam um material viscoso que pode formar plásticos.
Uma reação entre os dois ingredientes cria “pontes de sal” entre as moléculas que tornam o material forte e flexível, como o plástico convencional. No entanto, quando eles são embebidos em água salgada, os eletrólitos desbloqueiam essas ligações e o material se dissolve.
Na prática, a equipe descobriu que o material era tão forte quanto o plástico normal durante o uso e não era inflamável, incolor e transparente. Imerso na água, porém, o plástico se dissolveu completamente em cerca de oito horas e meia.
Dessa forma, a criação de uma simples fissura na superfície é suficiente para deixar a água entrar, permitindo que todo o material se dissolva. As descobertas foram descritas em estudo publicado na revista Science.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 1 de abril de 2025 10:16