(Imagem: El editorial / Shutterstock.com)
O ChatGPT enfrenta instabilidade e interrupções nesta segunda-feira (31). Usuários ao redor do mundo relatam dificuldades de acesso, lentidão no serviço e mensagens de erro, tanto na versão web quanto nos aplicativos móveis.
O site Downdetector, que monitora interrupções em serviços online, registrou um pico significativo de relatos de problemas na manhã de hoje:
Os usuários relatam mensagens de erro como “algo deu errado” na versão para desktop e “erro de conexão upstream” nos aplicativos móveis. Há também relatos de lentidão no serviço, mesmo quando o acesso é possível.
Vale mencionar que a OpenAI reconheceu publicamente os problemas através de sua página de status, indicando um aumento nas taxas de erro do ChatGPT. A empresa informou que está investigando o problema, que já dura cerca de duas horas, mas não forneceu detalhes sobre a causa da instabilidade.
Embora a causa exata ainda seja desconhecida, especula-se que a alta demanda de usuários possa estar sobrecarregando os servidores da OpenAI. Há menções nas redes sociais sobre um possível aumento no uso do modelo para gerar imagens inspiradas no Studio Ghibli, o que poderia ter contribuído para a sobrecarga.
O CEO da OpenAI, Sam Altman, fez publicações recentes em suas redes sociais pedindo para os usuários diminuírem a quantidade de solicitações de imagens, trazendo assim mais força para a tese de sobrecarga por requisição de imagens.
Leia mais:
Após enfrentar um período de instabilidade com mensagens de erro e lentidão, o ChatGPT retomou seu funcionamento normal. A empresa removeu os alertas de “aumento nas taxas de erro” de sua página de status, indicando que os problemas foram resolvidos. A ferramenta de monitoramento Downdetector também registrou uma queda significativa nos relatos de interrupções.
Apesar de ainda haver relatos esporádicos de dificuldades, a situação parece ter se estabilizado. A OpenAI informou que implementou medidas para mitigar os problemas, garantindo um funcionamento mais estável do chatbot. Acredita-se que a alta demanda, impulsionada pela popularidade do recurso de geração de imagens inspiradas no Studio Ghibli, possa ter contribuído para a sobrecarga anterior.
Esta post foi modificado pela última vez em 31 de março de 2025 21:14