Marisa Silva 3 de abril de 2025
Veja os destaques do Olhar Digital News desta quinta-feira (03):
A NASA apresentou um marco histórico na exploração espacial: o telescópio SPHEREx, lançado em março deste ano, enviou as primeiras imagens que fez do Universo. Esse momento especial, chamado de “primeira luz”, confirma que todos os sistemas estão funcionando perfeitamente. O equipamento tem uma missão ambiciosa: criar um grande mapa celeste observando o cosmos em luz infravermelha.
A Tesla está em crise? As vendas globais caíram em 13% no primeiro trimestre deste ano, em um momento em que o mercado de veículos elétricos cresce. O desempenho piorou também na Noruega, onde os carros da montadora são mais de 90% dos comercializados: por lá, a redução foi de 12% neste ano, tendência que também aparece na Dinamarca, França, Holanda e Suécia.
O meteorito Aguas Zarcas cruzou o céu da Costa Rica em abril de 2019, deixando fragmentos nos telhados das casas locais. Um novo estudo traz descobertas surpreendentes sobre o evento: a rocha passou pelo menos dois milhões de anos vagando pelo espaço sem sofrer colisões significativas, algo inesperado para meteoritos desse tipo, considerados extremamente frágeis.
Marte é o destino mais promissor para a colonização humana fora da Terra, graças à proximidade com a zona habitável do Sol. Mas transformar o planeta vermelho em um ambiente acolhedor é um grande desafio. Um dos passos essenciais para alcançar esse objetivo seria cultivar plantas capazes de transformar dióxido de carbono em oxigênio.
Pesquisadores deram um novo passo nessa direção: eles investigaram formas de vida que poderiam sobreviver em Marte, com destaque para os líquens, organismos formados da simbiose de fungos com algas.
Os furacões e ciclones tropicais sempre foram uma das maiores forças da natureza – e podem se tornar mais frequentes no futuro. Essa é a conclusão de um novo estudo que investigou o fundo do “Grande Buraco Azul”, um dos locais mais misteriosos do planeta.
Esta post foi modificado pela última vez em 3 de abril de 2025 21:08