(Imagem: titoOnz/Shutterstock)
Capitais no Sul, no Sudeste, no Centro-Oeste e até no Norte do Brasil registraram as temperaturas mais baixas de 2025 no primeiro fim de semana abril. Os termômetros chegaram a ficar negativos pela primeira vez no ano no país: Urupema, na serra de Santa Catarina, teve -0,2°C.
Esta queda expressiva nas temperaturas em várias regiões foi causada pela passagem de uma grande massa de ar frio de origem polar. Mas o afastamento dela agora vai permitir uma elevação rápida nos termômetros.
De acordo com o Climatempo, as madrugadas ainda serão amenas ou até um pouco frias em áreas do Sul e Sudeste neste início de semana. As tardes, no entanto, vão ficando cada vez mais quentes com o passar dos dias.
Os meteorologistas chamam isso de “efeito cebola”. A previsão é de grande amplitude térmica, com as baixas temperaturas de manhã cedo e à noite exigindo roupas quentinhas, e as tardes quentes fazendo muita gente tirar os casacos.
Apesar do afastamento da massa de ar frio de origem polar, o frio deve voltar logo. Isso porque estão previstos outros dois fenômenos semelhantes até o final do mês. Isso significa que haverá uma nova queda acentuada nas marcas dos termômetros em breve.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 7 de abril de 2025 08:16