(Imagem: xlaura/Shutterstock/Reprodução)
O novo gerador de imagens do ChatGPT, o 4o Image Gen, fez sucesso em pouco tempo de lançamento graças à trend do Studio Ghibli. Apesar de ter bombado, a tendência também levantou polêmicas. Agora, pode ser que a OpenAI adicione uma marca d’água para identificar imagens geradas artificialmente.
A sinalização é comum no mundo da tecnologia e surgiu para evitar que imagens artificiais sejam confundidas com imagens reais (como as produzidas por ilustradores do próprio Studio Ghibli, por exemplo).
Você deve ter acompanhado aqui no Olhar Digital que a OpenAI, dona do ChatGPT, lançou o gerador de imagens 4o Image Generator, baseado no modelo de linguagem GPT-4o, no final de março. Poucos dias depois, a desenvolvedora liberou a ferramenta gratuitamente.
A trend de imagens no estilo do Studio Ghibli foi a grande responsável pela popularização da novidade e atraiu 1 milhão de acessos ao recurso em apenas uma hora. A ‘moda’ também levantou polêmicas, como o uso de obras protegidas por direitos autorais e a desvalorização de trabalhadores humanos.
A empresa já havia afirmado que todas as imagens geradas pelo 4o Image Gen vêm com metadados que certificam sua origem artificial. No entanto, a companhia pode dar um passo além e adicionar marcas d’água nas produções.
Em publicação no X durante o final de semana, o especialista Tibor Blaho apontou uma série de mudanças na próxima atualização do ChatGPT. Uma delas é a adição de um selo para identificar imagens geradas artificialmente usando o Image Gen.
Segundo ele, esse recurso aparece no código como ‘image-gen-watermark-for-free’ no aplicativo ChatGPT Android 1.2025.091 2509108 beta. Pelo nome, é possível que a identificação seja aplicada apenas a usuários gratuitos do gerador e que os assinantes ainda consigam criar imagens sem a marca d’água.
O site Bleeping Computer também já havia indicado que a sinalização estava nos planos da OpenAI.
A desenvolvedora não se pronunciou sobre o assunto.
Leia mais:
Esta post foi modificado pela última vez em 8 de abril de 2025 12:48