Imagem: Cinefootage Visuals/Shutterstock
O movimento de rotação da Terra é responsável pela existência dos dias e das noites, mas também influencia no clima e em outros aspectos importantes.
Em outras palavras, é fundamental para a manutenção da vida.
Mas o que aconteceria se o nosso planeta simplesmente parasse de girar? A resposta não é nada agradável. Segundo cientistas, isso causaria uma grande catástrofe e nós não estaríamos aqui para contar o que aconteceu.
A velocidade de rotação da Terra não é a mesma em todos os locais. No equador, ela é mais rápida, mas vai diminuindo conforme nos aproximamos dos polos, uma vez que a circunferência do nosso planeta é menor nas regiões mais ao norte e ao sul.
Isso significa que, caso a Terra parasse de girar, alguns efeitos seriam imediatos, mas outros ocorreriam ao longo do tempo. Um dos impactos mais dramáticos seria a liberação da força centrífuga que mantém a massa da Terra levemente achatada nos polos e mais “inchada” no Equador.
Esses eventos desencadeariam terremotos de magnitude sem precedentes e erupções vulcânicas massivas enquanto a Terra tentaria se estabilizar em um formato mais esférico.
John Vidale, professor da Universidade do Sul da Califórnia
Além disso, tudo que não estiver preso à Terra seria jogado para fora com a mesma velocidade da rotação: 1.674 km/h. Isso aconteceria devido à uma propriedade física chamada de inércia, que também causaria ventos superiores a 1.000 km/h nas regiões próximas ao equador.
As mudanças seriam enormes e inóspitas para a vida, árvores e plantas e grande parte do solo seriam varridos pelos ventos violentos.
Thaísa Storchi Bergmann, pesquisadora do departamento de Astronomia do Instituto de Física da UFRGS
Outro efeito seria sentido nos oceanos, que se moveriam violentamente em direção aos polos, criando ondas gigantes que devastariam áreas costeiras. O clima global seria alterado pelas mudanças nas correntes oceânicas, o que traria efeitos drásticos nos habitats marinhos, por exemplo.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 10 de abril de 2025 19:39