Imagem: reprodução/Aetherflux
A demanda por energia não para de crescer e a chegada de novas tecnologias, caso da inteligência artificial, deve aumentar ainda mais a busca por esse valioso recurso. O problema é que talvez não sejamos capazes de produzir tanto.
Para resolver este problema, uma startup está criando um novo sistema de transmissão de energia solar espacial de satélites para receptores na Terra.
Em outras palavras, a energia necessária viria do espaço, mais precisamente do Sol.
A Aetherflux já levantou mais de US$ 50 milhões (mais de R$ 290 milhões) para desenvolver o projeto, que visa garantir energia em lugares remotos do nosso planeta. Um teste derradeiro da nova tecnologia deve acontecer ainda neste ano (ou, no máximo, em 2026).
A empresa disse que já gerenciou com sucesso a transmissão energética em um ambiente de laboratório. No teste real, ela quer transmitir a energia não por meio de micro-ondas, mas sim usando lasers infravermelhos, permitindo maior potência.
Para isso, a startup está formando uma constelação de pequenos satélites na órbita terrestre baixa. Além disso, serão construídas estações na Terra com cerca de 5 a 10 metros de diâmetro. Elas poderão ser desmontadas e instaladas em outros locais, facilitando a distribuição de energia em diversas partes do planeta.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 17 de abril de 2025 20:11