(Imagem: frank60/Shutterstock)
Os mosquitos podem ser animais bastante irritantes. Além de atrapalharem diversos momentos, especialmente as noites de sono, estes insetos podem transmitir doenças perigosas, caso da dengue, por exemplo.
No entanto, uma nova pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) aponta que eles podem ser mais inteligentes do que pensávamos. De acordo com o trabalho, os mosquitos são capazes, inclusive, de calcular distâncias.
Leia mais
Apesar de ter avançado na compreensão teórica sobre o comportamento coletivo de mosquitos, o estudo levanta novas perguntas intrigantes. Por exemplo, como os insetos detectam a densidade local e coordenam suas ações durante esta transição?
Os pesquisadores acreditam que o trabalho contribui para ampliar o alcance das ciências matemáticas e biológicas, ao conectar conceitos fundamentais da física a sistemas biológicos em diversas escalas. Além disso, pode abrir novos caminhos nos estudos sobre o cérebro.
De acordo com os cientistas, padrões parecidos estão presentes nas redes de neurônios cerebrais. Além disso, eles são observados na ecologia, epidemiologia e até mesmo em sociologia e economia, sugerindo que a organização coletiva é um tema central em sistemas complexos.
Esta post foi modificado pela última vez em 23 de abril de 2025 21:08