Criadores afirmam que o Interview Coder te ajuda a enganar (Imagem: Collagery/Shutterstock)
Um estudante de 21 anos anunciou aporte de US$ 5,3 milhões (R$ 30,46 milhões, na conversão direta) para sua startup após criar um modelo de inteligência artificial (IA) com o objetivo de “trapacear em tudo”. O financiamento inicial será feito pelas empresas Abstract Ventures e Susa Ventures.
Chungin “Roy” Lee fundou a Cluely em São Francisco (EUA), após sofrer sanções disciplinares na Universidade de Columbia (EUA) por conta da ferramenta. Ele decidiu abandonar o curso e vem conquistando milhares de seguidores compartilhando sua trajetória polêmica nas redes sociais.
Originalmente chamada Interview Coder, a IA foi criada por Lee e seu colega Neel Shanmugam, ex-aluno de 21 anos, também da Columbia, para burlar regras em entrevistas de emprego.
A ferramenta teria garantido a Lee um estágio na Amazon, segundo ele. Ao TechCrunch, a empresa não comentou o caso específico, mas informou que não usará criações não autorizadas em processos seletivos.
O ex-estudante chegou a postar um vídeo no YouTube usando o programa de IA durante sua entrevista, em fevereiro. A gravação viralizou, mas foi retirada do ar após reivindicações de direitos autorais pela empresa.
Leia mais:
Pouco tempo depois, o Centro de Sucesso e Intervenção Estudantil de Columbia teria recebido uma carta que dizia que Lee “trapaceou descaradamente e irreverentemente durante todo o processo de entrevista”, e que a Amazon estava cancelando sua oferta.
Após diversas reuniões, a universidade decidiu suspender Lee por um ano, que optou por abandonar o curso. Shanmugam seguiu os mesmos passos. Ambos disseram que não esperavam sofrer as ações disciplinares, pois verificaram o manual do aluno antes de concluir o Interview Coder.
Ao Spectator, Lee disse que sua postura nas redes sociais faz parte de estratégia para divulgar a tecnologia. “Apenas estou expandindo a história o máximo possível para chamar o máximo de atenção e atenção para mim, porque acho que esse é o único diferencial entre vencedores e perdedores em um mundo pós-IA”, disse.
Esta post foi modificado pela última vez em 23 de abril de 2025 21:04