Marisa Silva 23 de abril de 2025
Veja os destaques do Olhar Digital News desta quarta-feira (23):
Uma cor que nossos olhos nunca viram. É o que cientistas das universidades da Califórnia e de Washington afirmam ter visto. Eles desenvolveram uma técnica chamada “Oz”, inspirada em “O Mágico de Oz”, que teria permitido enxergar algo completamente novo para os seres humanos: a cor olo.
Mosquitos podem ser muito mais espertos do que imaginávamos. Uma pesquisa da Universidade de São Paulo revelou algo surpreendente: esses insetos são capazes de calcular distâncias e coordenar os próprios movimentos em grupo. Por exemplo, você já viu uma nuvem de mosquitos? Nessas formações, cada um deles se posiciona com base na proximidade dos outros.
Enxergar o que se passa dentro da “mente” de uma inteligência artificial. É isso que está por trás de uma plataforma chamada “Ember”, criada pela startup Goodfire, formada pela OpenAI e pelo Google DeepMind. A plataforma decodifica a rede neural dos modelos de IA e permite acessar diretamente o funcionamento oculto dessas tecnologias.
A guerra comercial entre Estados Unidos e China está colocando duas gigantes da tecnologia em situações bem diferentes. Enquanto a Apple ainda fabrica cerca de 90% dos iPhones na China, a Samsung já diversificou a produção, produzindo na própria Coreia do Sul e em países como Índia e Vietnã. A coreana ainda não sai ganhando de cara, mas pode ter uma grande vantagem estratégica.
Você lembra de Tatooine, o planeta em que Luke Skywalker vive e é possível ver dois sóis no céu? Um estudo publicado na revista Science Advance encontrou um planeta saído diretamente de Star Wars: batizado de 2M1510 (AB) b, o mundo orbita sua dupla de estrelas de um jeito completamente inusitado. Em vez de girar no mesmo plano dela, ele traça uma órbita polar – acima e abaixo dos sóis, em um ângulo de 90 graus.
O Olhar Digital News vai ao ar de segunda a sexta-feira nas nossas redes sociais!
Esta post foi modificado pela última vez em 23 de abril de 2025 21:22