Imagem: fizkes/Shutterstock
Sabe aquele momento em que sua mente parece “desligar” e fica completamente em branco?
Um novo estudo buscou entender o que realmente acontece no cérebro nesses instantes e por que algumas pessoas vivenciam isso com mais frequência do que outras.
A pesquisa, liderada por Athena Demertzi e colaboradores de vários países, analisou 80 estudos sobre o fenômeno do “apagamento mental”. Eles investigaram como essa ausência de pensamento pode revelar mais sobre a natureza da consciência e as diferenças na experiência subjetiva de cada indivíduo.
O estudo está publicado no jornal Trends in Cognitive Sciences.
Eletroencefalogramas mostraram que, nesses momentos, o cérebro pode entrar num estado de “sono local”, com sinais lentos semelhantes aos do sono, mesmo que a pessoa esteja acordada.
Leia mais
Já exames de ressonância magnética revelaram a desativação de regiões cerebrais ligadas à linguagem, movimento e memória quando as pessoas tentavam, conscientemente, não pensar em nada – o que pode diferir de um “vazio” espontâneo.
Segundo os autores, a experiência da mente em branco é complexa, varia de pessoa para pessoa e deve ser vista como um conjunto de vivências. Eles esperam que esse tema, ainda pouco explorado, estimule novas pesquisas sobre a consciência.
Esta post foi modificado pela última vez em 24 de abril de 2025 20:05