Imagem: Reprodução/YKK
Que atire a primeira pedra quem nunca esqueceu um zíper aberto. Seja na hora de sair de casa, depois de usar o banheiro ou até mesmo naquele rodízio de comida que você exagerou um pouquinho. Esses pequenos lapsos de memória são bastante comuns – e quase sempre constrangedores.
Sim, as pessoas costumam ficar mais atentas depois que isso acontece (muito embora essa atenção não dure tanto tempo).
O que fazer, então, para resolver de vez o problema? A solução definitiva pode vir do Japão.
Leia mais
A empresa nipônica YKK desenvolveu um zíper que fecha sozinho. Um zíper automático. Ou autopropelido – chame como quiser. O segredo está nos puxadores, que receberam um pequena engrenagem para juntar as duas partes.
O Grupo YKK (de Yoshida Kogyo Kabushikikaisha) é o maior fabricante de zíperes do mundo. Pode olhar nas calças jeans aí da sua casa – muitas delas terão essas 3 letrinhas.
A companhia divulgou vídeos do protótipo nas redes sociais. E o Olhar Digital mostra agora para você.
O tamanho do puxador: esse é o primeiro ponto que a YKK deve adaptar. É preciso criar uma engrenagem menor para colocar essa tecnologia em zíperes de roupas, por exemplo.
Além disso, ninguém gostaria de se conectar a um fio somente para fechar as calças. Ou seja, o ideal seria colocar uma bateria como fonte de energia.
Por fim, e muito importante, a YKK precisaria pensar em um sistema de segurança para evitar eventuais acidentes. Sim, é exatamente isso que você pensou. Ninguém quer ficar preso ao zíper…
Vale destacar que todas essas adaptações devem demorar bastante para acontecer – se acontecerem. A YKK, líder do segmento no mundo, não parece ter pressa em lançar o produto. O Olhar Digital segue acompanhando.
As informações são do The Verge.
Esta post foi modificado pela última vez em 28 de abril de 2025 10:47