(Imagem: Ferrari/Reprodução)
A Ferrari não sai de moda. A marca tem uma lista de espera que vai até 2026 e, seguindo a onda de outras montadoras, está planejando o lançamento de seu primeiro carro elétrico ainda para este ano. Isso não impediu que a marca tradicional do automobilismo desse um passo atrás.
Em entrevista ao site Carsales, o diretor de desenvolvimento de produtos da Ferrari, Gianmaria Fulgenzi, confirmou que a empresa está considerando o retorno da transmissão manual. E um nome de peso do automobilismo já apoiaram a ideia.
Já haviam rumores de que a Ferrari queria o retorno da transmissão manual, após 13 anos sem esse tipo de tecnologia. A entrevista de Fulgenzi confirmou isso.
Segundo o diretor de desenvolvimento, a marca estaria considerando essa ideia, mas apenas para carros considerados adequados. Ele não deu nenhuma previsão de quando isso pode acontecer, dizendo apenas “no futuro”.
Quando questionado sobre quais modelos seriam adequados, o executivo respondeu:
Provavelmente um Icona, porque é um carro que representa nossa herança, um carro para ser admirado e dirigido de uma determinada maneira.
Gianmaria Fulgenzi, diretor de desenvolvimento de produtos da Ferrari
O último carro com câmbio manual da Ferrari foi o California, descontinuado em 2012. A mudança para transmissão manual de dupla embreagem veio numa tentativa de melhorar a eficiência e o desempenho.
No entanto, Fulgenzi descobriu que os modelos com transmissão manual ainda são populares e desejados por colecionadores. O foco, nesse caso, não seria o desempenho dos carros, mas sim a conexão emocional com o símbolo da Ferrari. Ou seja, os modelos de corrida devem ficar de fora dessa mudança, se ela acontecer.
Leia mais:
O câmbio manual tem apoio de uma personalidade bem famosa do automobilismo:
Esta post foi modificado pela última vez em 4 de maio de 2025 19:37