(Imagem: Jacinto Pérez-Dieste/Royal Society Open Science)
Uma espécie inédita de verme consegue se esticar e contrair como uma sanfona, podendo alcançar até um quinto de seu comprimento normal. Chamado de Pararosa vigarae, o espécime foi descoberto na Espanha e pertence à ordem Heteronemertea – mesma do animal mais longo da Terra, o Lineus longissimus.
Entenda:
A história por trás da escolha do nome científico do verme-sanfona é, curiosamente, bastante romântica: Juan Junoy, autor sênior do estudo, batizou o P. vigarae em homenagem à esposa, Rosa Vigara, como um presente para comemorar as bodas de ouro do casal.
Leia mais:
O verme de cerca de 25 centímetros de comprimento foi encontrado pela equipe na costa noroeste da Espanha, escondido debaixo de rochas submersas pela maré. O tamanho do P. vigarae, explica a equipe, é bem grande para um verme – com o diferencial, claro, da habilidade de se contrair para um comprimento muito menor.
“Quando os heteronemerteos contraem o corpo, rugas ou anéis podem aparecer devido ao estreitamento da epiderme, mas esses anéis não são distribuídos regularmente como observado no verme-sanfona”, comenta Aida Verdes, primeira autora do estudo, ao IFLScience.
Além do talento impressionante, o verme-sanfona ainda é um caçador habilidoso. Membro do filo Nemertea, formado por vermes predadores, o P. vigarae usa veneno para dominar suas presas, revelam os pesquisadores no estudo publicado na Royal Society Open Science.
Esta post foi modificado pela última vez em 8 de maio de 2025 13:38