(Imagem: Dr Morley Read/Shutterstock)
O que não falta no mundo animal são bichos esquisitos. Mas, quando se trata de insetos, o Panacanthus cuspidatus provavelmente é o campeão. Com olhos arregalados e corpo cheio de espinhos, ele pertence à família das esperanças (ou Tetigoniídeos) e se destaca nas florestas como um predador habilidoso.
Entenda:
O P. cuspidatus é onívoro – se alimenta tanto de plantas quanto de animais – e, quando opta por caçar sua comida, usa suas pernas longas e cobertas de espinhos para capturar as presas. E os espinhos também servem como uma forma de camuflagem e defesa, mesclando o inseto à natureza e garantindo que possíveis predadores se mantenham afastados.
Leia mais:
Como seus colegas de família, o P. cuspidatus se comunica “gritando” – ato que é conhecido como estridulação e consiste em esfregar partes de seu corpo para gerar som. O comportamento é essencial principalmente para a reprodução da espécie, quando o macho vai até um ponto alto para observar possíveis parceiras e “grita” para atraí-las.
E o som é bem alto – tanto que, além de fêmeas, também pode acabar atraindo predadores, como morcegos. Aliás, de acordo com um estudo de 2004, foi justamente a complexidade do “grito” dos Panacanthus que motivou a evolução de seus espinhos – visto que quanto mais barulhento o animal, mais proteção é necessária.
E se você ficou curioso para ver mais do P. cuspidatus, o fotógrafo Nick Volpe usou seu perfil no Instagram para compartilhar um vídeo mostrando o bichinho esquisito em detalhes. “Este é um dos insetos mais insanos do universo”, comenta Volpe no vídeo.
Esta post foi modificado pela última vez em 9 de maio de 2025 16:02