Imagem: Riccardo De Luca - Update/Shutterstock
A eleição de Robert Francis Prevost como Papa Leão XIV marca um novo capítulo na liderança da Igreja Católica, especialmente em relação às questões ambientais, como explica o EuroNews.
Embora pouco conhecido antes de sua escolha, especialistas apontam que ele compartilha fortemente das prioridades ecológicas de seu antecessor, o Papa Francisco.
Em pronunciamentos recentes, Leão XIV destacou a urgência da ação contra as mudanças climáticas, afirmando que é hora de ir “das palavras à ação”, sempre guiado pela Doutrina Social da Igreja.
Leia mais:
A eleição de um Papa norte-americano ocorre num contexto geopolítico sensível, especialmente frente à postura do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, que tem minimizado a crise climática.
Leão XIV já expressou críticas a políticas migratórias e sociais do governo americano, indicando que pode não evitar confrontos quando princípios éticos e humanitários estão em jogo.
Como líder espiritual de 1,4 bilhão de católicos, Leão XIV tem o potencial de exercer grande influência na mobilização global pela justiça climática.
Assim como o Papa Francisco, espera-se que ele continue a usar sua voz para unir líderes e povos em torno da responsabilidade comum pelo planeta.
Esta post foi modificado pela última vez em 9 de maio de 2025 18:33