Optimus estará em operação plena em 2025, afirma Elon Musk (Imagem: Divulgação/Tesla)
Diversas empresas têm investido pesado no desenvolvimento de robôs humanoides. Estas tecnologias são consideradas o futuro do trabalho e prometem facilitar a vida dos humanos assumindo diversas funções do dia a dia.
Um dos exemplos mais famosos é o Optimus, da Tesla. O robô já mostrou ser capaz de realizar diversos movimentos e, agora, apareceu dançando em um novo vídeo divulgado pelo empresário Elon Musk nas redes sociais.
Veja abaixo o robô humanoide dançando:
Leia mais
O Tesla Bot foi anunciado durante o evento AI Day da empresa em 2021. Na ocasião, um ser humano fingiu ser um robô humanoide e fez movimentos de robô e de dança. Já em maio de 2023, a Tesla mostrou vários protótipos de robôs em funcionamento que podiam andar e pegar coisas sem ajuda.
A tecnologia poderia substituir humanos nas linhas de montagem de veículos fazendo tarefas repetitivas. E, de fato, alguns exemplares já apareceram em vídeos trabalhando. Apesar de todo o potencial, a Tesla produziu poucas unidades do robô até agora.
O principal problema diz respeito ao fornecimento de atuadores, dispositivos que possibilitam movimentações ou o controle de cargas e mecanismos, criando movimento a partir da conversão de energia armazenada em trabalho mecânico.
Mesmo assim, a expectativa de Musk é que “alguns milhares” de dispositivos estejam em operação na Tesla ainda em 2025, com a produção em massa dos robôs só deve começar no ano que vem. A expectativa é que o preço do robô varie entre US$ 25 mil e US$ 30 mil.
Esta post foi modificado pela última vez em 14 de maio de 2025 10:33