Imagem: Sergei Elagin/Shutterstock
A Comissão Europeia declarou que o TikTok violou a Lei de Serviços Digitais (DSA) da União Europeia ao não garantir a transparência exigida em sua política de publicidade. As informações são do The Guardian.
A acusação preliminar é resultado de uma investigação iniciada em fevereiro de 2024 e pode levar a uma multa de até 6% do faturamento global anual da plataforma, que pertence à chinesa ByteDance.
De acordo com a DSA, grandes plataformas digitais devem manter um repositório público de anúncios, informando o conteúdo veiculado, o público-alvo e os responsáveis pelo pagamento.
No entanto, segundo a comissão, o TikTok falhou em fornecer esse nível de transparência, o que compromete a capacidade de autoridades e pesquisadores de identificar campanhas fraudulentas e interferência eleitoral.
Leia mais
O TikTok afirma estar cooperando com os reguladores e revendo as conclusões preliminares, mas critica a falta de diretrizes claras por parte da União Europeia.
A comissão também segue apurando outras possíveis violações da DSA, incluindo questões relacionadas à segurança infantil, verificação de idade, conteúdo viciante e funcionamento de algoritmos da plataforma.
Esta post foi modificado pela última vez em 15 de maio de 2025 18:46