(Imagem: Wilson Dias/Agência Brasil)
O primeiro caso de gripe aviária numa granja comercial no Brasil foi detectado, informou o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na manhã desta sexta-feira (16). A detecção ocorreu em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS).
A doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos botados por elas, reforçou a pasta. “A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo”, diz nota publicada pela pasta.
Além disso, o risco do vírus da gripe aviária infectar humanos é baixo. Na maioria dos casos, isso ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves.
É que o vírus é transmitido principalmente pelo contato direto com aves infectadas (secreções respiratórias, fezes). A transmissão também ocorre indiretamente, por meio de contato com equipamentos, veículos, água, alimentos ou roupas contaminadas.
O que encontraram na granja em Montenegro foi o primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) numa avicultura comercial brasileira. Até então, os casos tinham sido detectados entre aves silvestres.
A suspeita de gripe aviária foi averiguada num estabelecimento de reprodução na segunda-feira (12), segundo a Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul. Após coletar as amostras, a pasta as enviou para um laboratório em Campinas (SP). Foi esse laboratório que confirmou o diagnóstico.
O que acontece agora? O isolamento da área em Montenegro e o abate das aves restantes no local. Além disso, a Secretaria vai conduzir uma investigação complementar num raio inicial de dez quilômetros na região onde ocorreu o caso de gripe aviária.
Leia mais:
O que mais você precisa saber:
Esta post foi modificado pela última vez em 16 de maio de 2025 09:41