Gigante dos chips gráficos expandiu suas possibilidades de negócio (Imagem: Chung-Hao Lee/Shutterstock)
A Nvidia está planejando construir um centro de pesquisa e desenvolvimento em Xangai, na China. A estratégia busca contornar as restrições dos Estados Unidos às exportações de chips da empresa ao mercado chinês, de acordo com reportagem da Reuters.
As buscas começaram no início deste ano e os distritos de Minhang e Xuhui apresentaram as melhores condições para a nova instalação, segundo a reportagem. A companhia atualmente tem escritórios em Pequim, Guangzhou, Xangai e Shenzhen.
O novo projeto ganhou força após uma visita surpresa do CEO da Nvidia, Jensen Huang, à China no mês passado. Na ocasião, ele se reuniu com o vice-primeiro-ministro He Lifeng e o prefeito de Xangai, Gong Zheng. O governo local de Xangai teria oferecido incentivos para o plano, incluindo reduções de impostos.
O governo americano impôs restrições à exportação dos chips mais avançados da Nvidia para a China em 2022, alegando preocupações com possíveis aplicações militares. Na semana passada, o governo Trump anunciou que planeja adotar um modelo de acordos bilaterais para exportação de chips de IA.
Como relatou o Olhar Digital, Huang afirmou recentemente que é crucial que as empresas dos EUA tenham acesso ao mercado chinês. Segundo ele, “seria uma perda tremenda” não aproveitar a enorme demanda existente por lá.
O novo centro de pesquisa e desenvolvimento se concentraria em atender às demandas dos clientes chineses da fabricante de chips. Nenhum projeto de propriedade intelectual ou GPU seria enviado ao centro ou a qualquer outro lugar do país, disse uma fonte ao site MarketWatch.
Leia Mais:
Esta post foi modificado pela última vez em 2 de junho de 2025 20:24