(Imagem: Bangla press - Shutterstock / Apple)
O Android 16, próxima versão do sistema operacional do Google para celulares, pode ganhar um “Modo StandBy” semelhante ao criado pela Apple para iPhone. A novidade foi descoberta pelo site Android Authority, que encontrou indícios no código da versão beta do sistema e nos Serviços do Google Play.
Segundo os trechos analisados, o Android 16 traria suporte à “transmissão de conteúdo a partir de dispositivos compatíveis com o modo de espera”.
O que esses trechos sugerem: celulares e tablets com o sistema do Google poderiam exibir informações (relógios e widgets, por exemplo) enquanto estivessem na horizontal e carregando.
Essa é essencialmente a mesma definição conceitual e prática do “Modo Em Espera” do iPhone (veja acima). Ao conectar o cabo do carregador no celular e virá-lo na horizontal, ele mostra relógio, widgets e notificações.
Embora ainda seja cedo para confirmar a funcionalidade, a ideia faz sentido. Afinal, aplicativos de terceiros oferecem soluções parecidas no Android e são populares (este aqui, por exemplo [LINK]). Se o sistema operacional tivesse esse recurso, a experiência do usuário ficaria mais coesa.
Além disso, o avanço do novo padrão de carregamento Qi2 reforça a aposta nessa direção. Isso porque ele promete trazer uma experiência semelhante ao MagSafe para aparelhos Android. Espera-se que mais dispositivos compatíveis com Qi2 cheguem ao mercado em 2025.
Para quem não sabe:
Outro indício importante é a presença de um possível novo botão de modo de espera na interface do Android 16.
O Android 16 também deve apresentar diversas mudanças visuais, novas ferramentas de segurança e gestão de bateria, com base no que foi revelado até agora pelo Google e em vazamentos.
Detalhes mais concretos devem ser divulgados durante o Google I/O 2025, que começa na terça-feira (19). No evento, a empresa provavelmente trará novidades sobre Android, IA (Gemini), Chrome.
Esta post foi modificado pela última vez em 20 de maio de 2025 00:00