(Imagem: Shutterstock.AI Generator)
Um dos mais recentes projetos de Elon Musk diz respeito ao supercomputador Colossus. Desenvolvido pela empresa de inteligência artificial xAI, o impressionante equipamento opera com 200 mil GPUs da Nvidia em sua infraestrutura.
Segundo a empresa do bilionário, o dispositivo, construído em tempo recorde — apenas 122 dias, vai permitir avanços tecnológicos significativos. No entanto, ele está no centro de uma discussão sobre poluição nos Estados Unidos.
Leia mais
A IA consome muita energia, motivo pelo qual a empresa de Musk instalou dezenas de turbinas no local. O problema é que estes dispositivos emitem gases tóxicos. Além disso, a xAI não possui as licenças necessárias para instalação deles. O pedido oficial até foi feito, mas ainda não houve aprovação.
Enquanto isso, os moradores reclamam da poluição. Ambientalistas destacam que as turbinas liberam óxidos de nitrogênio, substâncias que podem causar asma e que, a longo prazo, estão ligadas à diminuição da função pulmonar e morte prematura.
Elas também geram o formaldeído cancerígeno e minúsculas partículas de poluição do ar tão pequenas que podem passar pelos pulmões para a corrente sanguínea das pessoas. A xAI não se manifestou oficialmente sobre o assunto.
Toda esta polêmica acontece no momento em que o governo dos Estados Unidos promove ataques contra a legislação sobre poluição do país, cortando uma série de programas de justiça ambiental e dando apoio total à IA. Lembrando que Elon Musk é um dos principais aliados do presidente Donald Trump, e recebeu até um cargo no governo.
Esta post foi modificado pela última vez em 2 de junho de 2025 20:21