(Imagem: Google e Olhar Digital)
O Discover pode aparecer na versão do Google para computadores também. Aparentemente, a big tech começou a testar seu feed de notícias com cara de rede social em países como Austrália e Nova Zelândia.
Conforme observado pelo usuário Damien Andell no X, alguns usuários começaram a ver o feed Discover na página inicial do Google, logo abaixo da barra de pesquisa. Veja abaixo:
O Discover é um feed de notícias do Google que aparece tanto em celulares Android quanto iPhones. No Android, você vê ele ao puxar a tela inicial para o lado. Já no smartphone da Apple, você acessa o Discover ao abrir o aplicativo do Google (é a tela inicial dele).
Na prática, é como se fosse uma fusão entre a Busca do Google com o Google Notícias. Só que, até então, você só via o Google Discover em celulares. Agora, isso parecer ter começado a mudar.
A usuária Nicola Agius aponta, numa postagem no LinkedIn, algumas diferenças entre as versões para computador e celular do Google Discover. As mais notáveis são:
Confira abaixo outro exemplo, este mostrado pelo Android Authority:
O relato do site e a captura de tela apontam outro detalhe: a seção “Numa olhada” (tradução bem livre). Em suma, é uma área onde você absorve informações só de bater o olho – daí o nome em inglês, “at a glance”.
Qual a vantagem, afinal? Bem, ter o Discover na busca do Google em computadores poderia:
Você provavelmente já faz pesquisas no Google direto na barra de endereço do seu navegador, onde você escreve os nomes dos sites. Mas, com essa mudança, bastaria ir em “google.com” para dar uma olhada nas manchetes do dia.
Leia mais:
No entanto, vale explicar: no agregador de notícias do Google (o Google Notícias), você tem mais controle sobre quais assuntos e veículos de comunicação acompanhar. E tem acesso rápido à busca do Google também – afinal, basta fazer a busca na barra de endereços do navegador.
O Google já havia anunciado a expansão do Discover para outras plataformas no Search Central Live, evento de SEO organizado em Madri no mês de abril.
Então, é possível que a big tech anuncie oficialmente o lançamento do Discover para desktop durante o Google I/O 2025, que ocorre ao longo desta semana. A ver.
Esta post foi modificado pela última vez em 21 de maio de 2025 14:20