Imagem: Sr Foto/Shutterstock
Muitas pessoas estão recorrendo aos remédios para conseguir a tão sonhada perda de peso. Entre os exemplos mais famosos está o Ozempic, da Novo Nordisk. Mas você sabia que é possível atingir os mesmos resultados sem precisar usar nenhum tipo de medicamento?
Certos nutrientes e estratégias dietéticas são capazes de imitar de forma natural os efeitos das semaglutidas. Mas apenas isso não basta. A hora do dia e a ordem em que os alimentos são ingeridos também influenciam nos resultados.
Em artigo publicado no portal The Conversation, Mary J. Scourboutakos, professora da Universidade de Toronto, no Canadá, explica que é possível estimular naturalmente o aumento da produção do mesmo hormônio responsável pelos efeitos dos medicamentos semaglutidas, caso do Ozempic. Para isso, é preciso aumentar da ingestão de fibras e gorduras monoinsaturadas.
A fibra – predominantemente encontrada em feijões, vegetais, grãos integrais, nozes e sementes – é o nutriente mais notável que pode aumentar significativamente o GLP-1. Quando a fibra é fermentada pelos trilhões de bactérias que vivem em nossos intestinos, o subproduto resultante, chamado ácidos graxos de cadeia curta, estimula a produção de GLP-1. Isso pode explicar por que o consumo de fibras é um dos mais fortes preditores de perda de peso e demonstrou permitir a perda de peso mesmo na ausência de restrição calórica.
Mary J. Scourboutakos, professora da Universidade de Toronto
Alguns estudos ainda mostram que a ordem em que os alimentos são consumidos pode ajudar. Ingerir proteínas, como peixe ou carne, antes dos carboidratos, como o arroz, resulta em um nível mais alto de GLP-1 em comparação com a ingestão de carboidratos antes da proteína. Comer vegetais antes dos carboidratos tem um efeito semelhante.
A hora do dia também é importante. Uma refeição feita às 8h estimula uma liberação maior de GLP-1 em comparação com a mesma refeição às 17h. Além disso, evidências apontam que mastigar bem os alimentos é positivo.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 26 de maio de 2025 08:04