Equipe coletou mais de quatro mil leituras de dedos de 45 pessoas (Imagem: Yurii Yarema/iStock)
Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah da Arábia Saudita (KAUST, na sigla em inglês) descobriram uma maneira simples de monitorar os níveis de água do corpo: medindo como a pele interage com uma tela sensível ao toque.
Os cientistas foram liderados pelo engenheiro elétrico Tareq Al-Naffouri, que desenvolveu o projeto para ajudar muçulmanos no mês sagrado do Ramadã, jornada espiritual em que fiéis ficam sem comida ou água do nascer ao pôr do Sol.
“Também é razoável esperar que a abordagem possa, um dia, beneficiar outros grupos vulneráveis, incluindo os muito idosos, os muito jovens e aqueles com doença renal”, diz Al-Naffouri. O mesmo pode se aplicar a atletas, que sofrem de desidratação pela perda de líquidos no suor.
A equipe testou um sensor comumente usado em telas de smartphones, capaz de detectar mudanças sutis na umidade da pele. Ao tocá-lo com a ponta do dedo, o sensor registra mudanças na capacitância da pele, uma medida de quão bem a pele armazena carga elétrica, que varia com os níveis de hidratação.
Segundo os cientistas, os dados gerados a partir dessa interação são suficientes para monitorar o nível de hidratação em tempo real sem a necessidade de agulhas, dispositivos vestíveis ou exames laboratoriais.
Um simples toque pode gerar um alerta para a pessoa beber água ou repor líquidos antes que sintomas, como tontura ou fadiga, comecem a se manifestar — sinais associados à falta de hidratação.
Leia mais:
“Imaginamos um monitoramento de hidratação diário, em tempo real e fácil de usar, onde os usuários simplesmente colocam o dedo na tela do smartphone para avaliar seu estado de hidratação”, diz a autora do estudo, Soumia Siyoucef, ex-aluna visitante do grupo de pesquisa de Al-Naffouri.
Esta post foi modificado pela última vez em 27 de maio de 2025 01:12