Imagem: Jack Hong/Shutterstock
A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co., conhecida também como TSMC, maior fabricante mundial de chips avançados, está avaliando construir uma megafábrica nos Emirados Árabes Unidos (EAU), semelhante ao complexo que está erguendo no Arizona.
O projeto, chamado de “gigafábrica”, depende do aval dos Estados Unidos, dado o envolvimento estratégico e os riscos geopolíticos, segundo informa a Bloomberg.
As negociações começaram no governo Biden, mas estagnaram diante de exigências consideradas excessivas por Abu Dhabi — como garantias de soberania dos EUA sobre a instalação e acesso prioritário à produção em momentos de crise.
A retomada das conversas ocorre sob a presidência de Donald Trump, com envolvimento de autoridades americanas e representantes da MGX, veículo de investimento ligado à liderança dos EAU.
Leia também:
Nos EUA, o plano enfrenta resistência. Alguns membros do governo Trump temem que a nova fábrica enfraqueça o projeto da TSMC no Arizona, apoiado com US$ 6,6 bilhões do governo americano.
Também há preocupações com segurança nacional, devido aos vínculos dos Emirados com a China e à instabilidade regional envolvendo o Irã.
A proposta, ainda não oficializada, reflete o dilema estratégico de Washington: equilibrar a expansão tecnológica americana no exterior com a proteção de seus interesses econômicos e geopolíticos.
Esta post foi modificado pela última vez em 30 de maio de 2025 19:24