Marisa Silva 30 de maio de 2025
Veja os destaques do Olhar Digital News desta sexta-feira (30):
Já que não encontramos vida fora da Terra por enquanto, por que não levar formas de vida para outros mundos em nome da Ciência? Essa é a ideia ousada de um artigo publicado na revista Space Policy: enviar microrganismos daqui para Encélado, uma das luas geladas de Saturno.
Os efeitos negativos dos microplásticos têm sido cada vez mais estudados por cientistas. Esses pequenos materiais já foram identificadas em praticamente todos os órgãos humanos, podendo gerar graves problemas de saúde. No entanto, um novo trabalho encontrou uma utilidade para os microplásticos: eles podem atrair germes e facilitar a limpeza da água no esgoto e em estações de tratamento.
Um dos processos mais temidos da biologia é a necrose, que ocorre quando células morrem de forma inesperada. Agora, um estudo publicado na revista Nature Oncogene pode ressignificar essa visão. Antes entendida como uma etapa final e descontrolada, essa forma de morte celular surge como possível chave para o combate às doenças do envelhecimento e pode ajudar a superar obstáculos da exploração espacial.
Pesquisadores da Universidade Rice, nos EUA, desenvolveram um colete com feedback tátil para auxiliar cães cegos a se locomoverem com mais segurança e independência. O protótipo, criado para um cão chamado Kunde, combina um colete leve com câmeras que detectam obstáculos e enviam sinais vibratórios ao corpo do cãozinho.
Nem mesmo as recentes explosões da Starship são capazes de abalar a confiança de Elon Musk no projeto. Em uma apresentação divulgada pela SpaceX, o bilionário revelou que pretende ver o maior foguete do mundo chegando a Marte em 2026.
O Olhar Digital News vai ao ar de segunda a sexta-feira nas nossas redes sociais!
Esta post foi modificado pela última vez em 30 de maio de 2025 21:44