Imagem: divulgação/Ministério da Cultura e Esportes da Guatemala
Ruínas de uma cidade de quase três mil anos foram localizadas na região norte da Guatemala. Os arqueólogos encontraram vestígios de pirâmides e monumentos que sugerem que este era um dos centros cerimoniais mais antigos e importantes da civilização maia.
Chamada de “Los Abuelos”, a cidade fica a cerca de 21 quilômetros do sítio arqueológico de Uaxactun, no departamento de Petén. Ela recebeu este nome em razão da descoberta de esculturas de um “casal ancestral” encontradas no local.
Os pesquisadores responsáveis pela descoberta afirmam que a cidade data do período “Pré-clássico Médio”, entre cerca de 800 e 500 a.C. No total, ela cobre uma área de cerca de 16 quilômetros quadrados.
O local apresenta um planejamento arquitetônico notável, com pirâmides e monumentos esculpidos com iconografia única da região. Perto dali, os arqueólogos também encontraram uma pirâmide de 33 metros de altura com murais do período pré-clássico e um sistema de canais único.
O conjunto desses três locais forma um triângulo urbano até então desconhecido. Essas descobertas permitem repensar a compreensão da organização cerimonial e sociopolítica da civilização maia. As informações são do ScienceAlert.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 2 de junho de 2025 08:43