(Imagem: Diy13 / iStock)
As negociações para encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia parecem, mais uma vez, fadadas ao fracasso. O pessimismo aumentou após novos e intensos ataques realizados no leste europeu nos últimos dias.
Uma destas ofensivas foi promovida por Kiev a partir do uso de drones e atingiu bases aéreas dentro do território russo, destruindo várias aeronaves do país. Ela foi uma resposta ao bombardeio que matou pelo menos 12 soldados ucranianos em uma base de treinamento militar.
Leia mais
Oficiais da Ucrânia comemoraram o ataque, ressaltando que ele foi resultado de um ano e meio de planejamento. Os ucranianos transportaram vários drones para o território russo de forma secreta, escondidos no teto de caminhões.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky chamou os resultados do ataque de “absolutamente brilhantes” e disse que o país está apenas se defendendo. Já a vice-chefe do gabinete presidencial, Iryna Vereshchuk, observou que os serviços de segurança “estabeleceram um novo padrão de habilidade na condução de operações de combate em larga escala em território inimigo”.
Segundo analistas, o sucesso do ataque com drones feito pelos ucranianos evidencia uma falha grave nas defesas russas. Isso pode representar um novo momento do conflito, embora não signifique uma mudança no atual cenário de avanço das tropas da Rússia.
Por enquanto, Moscou apenas confirmou e repudiou a ação da Ucrânia. A expectativa é que haja retaliação nos próximos dias. Uma situação que deixa qualquer negociação de paz cada vez mais distante da realidade.
Esta post foi modificado pela última vez em 2 de junho de 2025 08:42