Representação artística da Terra, com quatro asteroides passando por perto (Imagem: PumpedVisuals/Dotted Yeti/Shutterstock; Montagem: Olhar Digital)
Apesar das chances de um asteroide colidir com a Terra serem pequenas, os riscos nunca podem ser desconsiderados. É por isso que cientistas do mundo todo trabalham no monitoramento de objetos espaciais.
De acordo com um novo estudo, existe uma ameaça vinda de asteroides que orbitam Vênus. Os pesquisadores afirmam que estas rochas espaciais podem entrar em rota de colisão com o nosso planeta no futuro.
Leia mais
De acordo com os pesquisadores, sabe-se que 20 asteroides são coorbitais com Vênus. Essa característica impede que as rochas espaciais se choquem com o planeta, mas não eventuais colisões com a Terra no futuro.
Os cientistas explicam que estas são ameaças em função de suas órbitas imprevisíveis. Isso impede previsões com mais de 150 anos de antecedência. Para tentar solucionar o problema, a equipe criou simulações com 26 asteroides com características diferentes. Os resultados sugerem que alguns deles poderiam representar risco de colisão com o nosso planeta.
Outra dificuldade é identificar esses objetos, mesmo com o futuro Observatório Vera Rubin, no Chile, equipado com a maior câmera do mundo. Os asteroides seriam visíveis apenas periodicamente, devido à perturbação da luz solar.
De acordo com a pesquisa, embora estudos como o do Observatório Rubin possam detectar alguns desses asteroides, somente uma missão espacial perto de Vênus poderia mapear e descobrir todos os objetos potencialmente perigosos que ainda permanecem ocultos.
Esta post foi modificado pela última vez em 5 de junho de 2025 21:57