(Imagem: Marciobnws/Shutterstock)
Um novo recurso vai permitir o pagamento recorrente de contas a partir de transferências instantâneas. O Banco Central (BC) irá apresentar oficialmente a modalidade, chamada de Pix automático, nesta quarta-feira (4).
O lançamento da novidade, no entanto, só vai acontecer no dia 16 de junho. A operação promete simplificar a forma como são feitos os pagamentos de contas recorrentes, como telefone, luz e água, bem como assinatura de streaming, mensalidade de academia e condomínios, por exemplo.
Segundo o BC, os testes com a ferramenta começaram em 28 de fevereiro e continuarão até a próxima sexta-feira (6). Estes trabalhos estão avaliando a conectividade entre as instituições, a implementação técnica das APIs (interfaces de programação), o atendimento a requisitos de experiência do cliente (UX), entre outros.
O Banco Central afirma que esta fase é de grande importância para “ajustes e coleta de insumos, com vistas a garantir que o serviço seja prestado aos clientes com qualidade adequada”. Até o momento, os resultados têm sido positivos.
A expectativa é que o Pix Automático seja amplamente utilizado por empresas dos setores de consumo, financeiro, de educação e saúde. No entanto, companhias de qualquer segmento e de qualquer porte poderão aderir à ferramenta.
Leia mais
O Banco do Brasil (BB) liberou a função ainda em maio. Dessa forma, o BB se tornou o primeiro banco brasileiro a permitir que todos os seus clientes tenham Pix automático após testes realizados com o Banco Central.
No BB, serão duas funções exclusivas: agendamento de cobranças com até 90 dias (os demais deverão liberar dez dias, no máximo) e o recebimento de valores em até seis contas diferentes.
Esta post foi modificado pela última vez em 4 de junho de 2025 06:06