Bateria de lítio, com capacidade de 6,9 kWh, oferece uma autonomia de 90 km (Imagem: FIAT/Divulgação)
A Fiat apresentou seu primeiro veículo elétrico de três rodas: o TRIS. Projetado na Itália, o tuk-tuk é totalmente elétrico com autonomia de 90 km, criado para ser um veículo comercial ultraleve acessível.
Com sua estreia no Oriente Médio e na África, o TRIS vai atender, principalmente, trabalhadores autônomos, pequenas empresas e comunidades carentes de uma ferramenta econômica e com zero emissões. O modelo será fabricado no Marrocos e há expectativa de lançamento na Europa futuramente.
“À medida que as cidades crescem e a necessidade de transporte limpo e acessível se torna mais urgente, vimos a oportunidade de oferecer algo radicalmente simples e profundamente útil. O TRIS atende a esse chamado”, disse Olivier Francois, CEO da FIAT.
O nome “TRIS” inspira-se nas três rodas do veículo, no seu design modular e no seu característico arranjo de três luzes LED. A simplicidade do nome garante uma pronúncia fácil em vários idiomas, permitindo que ressoe com diversos públicos globais, explica.
O TRIS está equipado com painel digital de 5,7 polegadas, que exibe informações de condução, incluindo a distância até o tanque vazio e o nível da bateria. O modelo possui conector USB-C e tomada 12 V, garantindo que dispositivos possam ser carregados em movimento.
Leia mais:
A configuração modular está disponível em três versões: a Pick-Up é voltada para trabalho, ideal para transportar mercadorias diversas, como frutas, areia ou móveis; já as versões Plataforma e Chassi-Cabine oferecem uma base para equipamentos personalizados.
Seu tamanho compacto — apenas 3,17 metros de comprimento — combinado com um raio de giro preciso de 3,05 metros, permite que ele navegue pelas ruas estreitas da cidade com facilidade. A área de carga é de 2,25 m². O peso bruto é de 1.025 kg e a capacidade de carga útil é de 540 kg.
Esta post foi modificado pela última vez em 2 de julho de 2025 19:35