(Imagem: bella1105 / Shutterstock.com)
Nesta quinta-feira (5), o bate-boca on-line entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o empresário Elon Musk, piorou. Em um de seus últimos posts no X, Musk prometeu que vai desativar algo muito importante para os EUA: a espaçonave Dragon, de sua empresa espacial, a SpaceX.
A Dragon é importante para a NASA, pois é por ela que os astronautas são levados à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A declaração do bilionário veio após Trump ameaçar cortar todos os contratos do governo com Musk — ou seja, os da parceria entre NASA e SpaceX. Confira a postagem a seguir:
“À luz da declaração do Presidente sobre o cancelamento dos meus contratos com o Estado, a SpaceX começará a desativar sua nave espacial, Dragon, imediatamente“, diz o empresário na postagem.
Leia mais:
Após a eleição de Trump, no fim de 2024, Musk — um dos maiores investidores na campanha do republicano — foi cotado para ter um cargo no governo e, por conta disso, os contratos da SpaceX foram indicados como um possível conflito de interesses.
Isso ficou ainda mais latente quando Trump anunciou Musk no comando do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês), que tinha, como responsabilidade, fazer cortes substanciais nos gastos do governo até maio.
Contudo, ações do empresário geraram inúmeras críticas por desmontar orçamentos de grupos importantes e por causar demissões em massa (algo que ele também fez no X quando o comprou). Ainda, foi acusado de inflar o valor economizado.
Musk deixou o governo Trump em 28 de maio. Publicamente, o presidente deu a entender que o empresário sul-africano poderia voltar ao governo em algum momento, apesar de que ele deixou o DOGE para focar na recuperação de suas empresas (principalmente a Tesla).
Mas tudo começou a ruir nos últimos dias, com a troca de farpas e ameaças entre ambos pelas redes sociais. Curiosamente, eles estão usando as plataformas das quais são donos: X (Musk) e Truth Social (Trump).
Para piorar, o presidente dos EUA desistiu de levar o bilionário Jared Isaacman ao comando da NASA, algo que estava definido desde o ano passado. Isaacman foi o primeiro civil a “caminhar” no Espaço — o “passeio” foi bancado pela SpaceX também no ano passado.
Esta post foi modificado pela última vez em 5 de junho de 2025 20:26