(Imagem: Liudmila Chernetska/iStock)
Uma rara camisinha de 200 anos intrigou os curadores de um museu por este detalhe incomum: uma estampa. O preservativo, feito de apêndice de ovelha, foi encontrado em um leilão há seis meses e arrematado pela equipe do Rijksmuseum, em Amsterdã.
Entenda:
Em comunicado, a equipe do Rijksmuseum explica que a camisinha data de 1830 e o que a torna tão rara é, justamente, a estampa. Acredita-se que o item tenha sido uma espécie de “lembrancinha” de um bordel, e só dois objetos do tipo sobreviveram até os dias atuais, escrevem os curadores.
Leia mais:
A camisinha de 200 anos é bastante delicada, mas está em excelentes condições – e, para esclarecer, nunca foi usada. O chamativo desenho erótico mostra uma freira sentada em uma cadeira com seu hábito religioso levantado e as pernas abertas. Ao lado da mulher, há três clérigos, também nus.
Abaixo do desenho, está a frase em francês “Voilà mon choix“, que pode ser traduzida para “Esta é a minha escolha” em português. Esse é outro aspecto provocativo da camisinha, como explica a equipe: “A inscrição torna a gravura uma paródia tanto do celibato quanto do Julgamento de Páris, da mitologia grega.”
A camisinha bicentenária está atualmente no Rijksmuseum e permanecerá em exibição até novembro. “A aquisição do preservativo nos permitiu focar na sexualidade e na prostituição do século XIX, um tema pouco representado em nossa coleção. Ele incorpora os lados mais claros e mais sombrios da saúde sexual, em uma época em que a busca pelo prazer era cercada de medos de gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis – especialmente a sífilis.”
Esta post foi modificado pela última vez em 5 de junho de 2025 13:58