(Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Moradores de algumas regiões do Brasil tiveram que tirar o casaco e o edredom do armário. Uma nova onda de frio começou a avançar pelo país na segunda-feira (09), fazendo as temperaturas despecarem no Centro-Sul. E frio deve piorar, inclusive com previsão de geada e pancadas de chuva em alguns estados.
A expectativa é que estados do Sul e Sudeste tenham temperatura mínima abaixo da média histórica de junho (que já é bem baixa), causando as tardes mais frias do ano ainda nesta semana.
E pode se preparar: a friaca vai durar mais alguns dias. Confira a previsão em cada região do Brasil e até quando vai a onda de frio.
Uma massa de ar polar está avançando pelo Brasil entre os dias 8 e 14 de junho. Ou seja, o frio vai pelo menos até sábado desta semana.
A frente fria deixou o tempo instável por onde passou, como os estados da região Sul e parte do Sudeste. Agora, a massa está avançando no Rio de Janeiro e Espírito Santo.
O frio deve aumentar nesta terça-feira (10), especialmente Rio Grande do Sul, norte do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e sul do Mato Grosso do Sul. A expectativa é que, nesses locais, a temperatura mínima fique 5º abaixo da média histórica do mês de junho, causando as tardes mais frias do ano.
Segundo o Climatempo, será uma sensação de frio generalizada. Até o dia 14 de junho, as temperaturas baixas serão mais sentidas nas madrugadas e nas primeiras horas das manhã.
A onda de frio desta semana não é a primeira. Outro episódio aconteceu em maio e derrubou as temperaturas ainda mais que nesta ocasião.
Leia mais:
De acordo com o Climatempo, apesar da frente fria de maio ter sido mais forte, esta nova massa polar será tão abrangente quanto a anterior, provocando sensação de frio generalizada no Centro-Sul.
Esta post foi modificado pela última vez em 10 de junho de 2025 11:45